quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

A PRIMA DE UM AMIGO MEU


Um grande amigo meu tem uma prima. Uma pessoa relativamente comum, com algumas peculiaridades raras , como qualquer um de nós.Essa prima desse meu amigo namorava com um rapaz desde a adolescência.Primeiro beijo, primeiro homem , primeiro amor, primeiro tudo.Ela, encantada, inebriada com Eros e suas artimanhas ignorava a existência do reverso de tudo, da perecibilidade de tudo. Eles passaram juntos uns 8 anos e toda a adolescência. Ele era mais racional, mais decidido, e ela o inverso.Isso era bonito de se ver porque os dois se complementavam de certa forma.Todos tinham uma certa-secreta -inveja daqueles dois.Todo mundo achava que iriam se casar e fazer todas aquelas coisas que pessoas bem casadas fazem.Todo mundo os acompanhava como quem acompanha um casal-herói -de- uma -telenovela das- oito, certos de que haveria um happy end.
Só que para desespero de todos e da prima- desse -meu -amigo, o namorado- da prima -desse- meu -amigo, deu pra traz e de maneira contra -hegemônica terminou o relacionamento e resolveu enveredar por outros caminhos.As pessoas que acompanhavam, obviamente como todo telespectador , ficaram perplexas e nao entenderam a descisão. Ela ( a prima -do- meu- amigo)atônita, mesmo supondo anteriormente que o fim estava próximo, tentava resgatar, recomeçar uma relação que pereceu pelo efeito do tempo e de outros remédios amargos.
Isso me fez pensar o quão atros é o amor;Ele nos faz florir, e mostrar o melhor de nós pra depois de um certo tempo perecer e nos dilacerar.O amor por mais que seja sublime dói. E às vezes qual areia movediça nos faz permanecer estáticos e a qualquer movimento.... plac! afundamos mais um pouco.
Às vezes , em meus tolos pensamentos ,penso que o amor é crudelíssimo, porque quando acaba nos faz amar alguem que só existe na nossa cabeça. Alguem que físicamente está ausente. E sofremos por isso , por esperar por alguem que nunca chega e que nunca mais chegará..São dias a fio remoendo, lembranças , relendo cartas, revendo fotos e esperando uma volta.
A-prima -de-um -amigo-meu até hoje espera a volta deste amor. Qual Aguirre na busca insana do Eldourado, qual alguem tentando achar um pote de ouro no fim do Arcoiris.
Eu , como todo e qualquer mortal, tambem caio nessas armadilhas de Eros. Um Eros sombrio , que roubou o Elmo da invisibilidade de Hades. Sempre ando distraído e sou presa fácil .Quase sempre esse Eros Sombrio e invisível me flecha. E aí não tem outro remédio senão ir ao paraíso para depois comer a romã dos mortos e descer aos infernos.

Um comentário:

  1. Que belo Gigio! O amor é um acontecimento que se tece em via de mão dupla, encontros e desencontors, luz e escuridão, um tanto que remexetudo um tanto que esvaziatudo. Como a vida, Gigio. Nem mais, nem menos. Uma lufada de vento nas noites existências permeadas de anteparos de proteção. Amofontederos, movimento incessante de nasceremorrer. te amo.

    ResponderExcluir